Field Museum & Art Institute (parte 2)

Fui andando de um museu ao outro, 25min. de caminhada. A arquitetura em Chicago é muito especial, mas eu sei que não conheci o que deveria, então a minha impressão se resume a esse trajeto de 25min. Existe um diálogo bem expressivo entre os prédios antigos e os novos, tijolo, vidro, madeira, metal… mas todos com um pequeno intervalo entre uma construção e outra. É muito interessante, parece uma forma não dita de respeito à privacidade, algo invisível, mas visível ao mesmo tempo. Muito maluco.

Art Institute: muito bonito também, mas é uma vibe diferente do Field Museum. O Art Institute me pareceu menos acolhedor, mas não menos convidativo. Talvez eu tenha sentido isso por estar muito cheio, era um dia gratuito aos moradores locais. O lugar é enorme, parece um labirinto, não consegui ver tudo nas 3h que fiquei lá. A organização das galerias deixa o visitante muito à vontade para escolher a ordem das exposições e confesso que isso me incomoda um pouco, prefiro ter certeza de que estou percorrendo algo novo do que ficar confusa do tipo “vixi, já passei por aqui?”. Além de não ter recomendação de trajeto, as peças não estavam organizadas por cronologia, então cabe ao visitante se localizar no tempo para ter noção crítica no que está exposto.

O ponto principal para mim foi a discrepância entre o que cada nação tinha como desenvolvimento em uma certa época. Como tinha exposições de todos os cantos do mundo, foi fácil ver que a China estava já avançada nas técnicas de porcelana por volta do ano 700, a Europa avançada em forjar metais por volta de 1700, a África ainda com técnicas muito rudimentares no século 20. Foi interessante e incômodo ver isso ao mesmo tempo tudo junto em um mesmo lugar.  Para quem gosta de arquitetura, veja as fotos da exposição de miniaturas. Tudo muito delicado, detalhado e bonito.

Esse foi o quadro que eu mais gostei, ele consegue ser agressivo e amável ao mesmo tempo:

Pois bem, depois dessa maratona de museus, fui em busca do carregador do notebook. Achei depois de procurar em duas lojas. Ao todo percorri 12km a pé ontem, estava super cansada, então chamei um Uber para retornar ao hotel e hoje me dei um dia de folga, consegui dormir bem e finalizar uns assuntos no Brasil. Amanhã sigo para Houston para rever alguns amigos =)

Clique aqui para ver todas as fotos.

Deixe um comentário