Curiosidades

Horários

Uma das coisas que mais me chamou a atenção é a rotina deles. Parece que o dia começa às 10h da manhã e termina perto das 03h da manhã. Juro. Quer ir ao dentista à meia-noite? Tranquilo. Cortar o cabelo às 02h15 da manhã? De boa. Sério, gente, não consigo. Preciso ver o sol nascer, sentir a brisa da manhã, não consigo começar a viver às 10h. E o pior: todos os dias eu acordava às 06h30 como se estivesse no Brasil, eu podia dormir às 04h da manhã que acordava normalmente às 06h30. Relógio biológico com noção de fuso horário é sacanagem, né. Ah, sem falar da pontualidade… até o trem atrasa!

Estilo de vida

No Brasil é muito comum ver dezenas de lojas de roupa feminina nas ruas, lá não. O foco não é roupa feminina, mas roupa masculina. Até nos shoppings é assim. Supermercado também, maioria masculina, as mulheres não costumam fazer compras, só os homens. Ah, um detalhe importante: se alguém te falar que é de boa usar short, bermuda, regata e tal, esqueça. Não é de boa. Você pode até usar se quiser se sentir fuzilada com os olhos das pessoas que passam perto de você. Ninguém repreende, realmente pode usar, mas não é uma sensação boa. Então, se for viajar para o Egito, complete a sua mala com calças e camisas de manga longa, tudo o que chamar menos atenção. Não faça como eu que fiquei com metade da mala inutilizada por não saber disso.

Trânsito – Parte II

É impressionante a quantidade de Kombis nas ruas, todas elas do mesmo jeito: sem a tampa do motor e sem porta. Acho que nunca vou entender porque todas eram assim. Um outro detalhe interessante eram os caminhões, todos pareciam um carro alegórico de tanta lâmpada colorida na traseira e nas laterais. Nas rodovias os caminhões não andam junto com os carros, existe uma faixa separada só para eles, mas separada mesmo, até com uma mureta divisória.

Comidas

Pensei que teria problema com a alimentação, mas não tive. Porém, é tudo comida bem pesada. Café da manhã com batata frita, queijo, peito de peru, ovos mexidos, etc. Almoço com arroz, salada, picles e algum tipo de carne. Janta parecida com o almoço, mas em maior quantidade. Chá ou café após toda refeição e a qualquer momento do dia, mas tem que ser quente, fervendo, borbulhando… se não for assim não serve. Pode estar o calor que for, tem que estar fervendo. Quando eu dizia que não queria quente, que queria frio, todo mundo me olhava com o maior estranhamento… ainda mais depois de saber que eu não como carne. Que jeito que um brasileiro não come carne e nem bebe café? Pois é, vai entender. Aaah, uma coisa interessante: quer comer frango fresquinho? Tranquilo, escolhe o frango vivo, a pessoa mata na hora, você passa depois de 10 minutos e leva o frango limpo para casa. Isso que eu chamo de fast food! Mas vamos aos especiais da casa:

Capturar4

Café da manhã: meus dois preferidos são o falafel (o bolinho frito no meio da foto, é feito de grão de bico) e a mistura de queijo e tomate do lado direito. Juro, eu comeria isso tudo a qualquer hora.

Capturar

Janta: Riqaq, que é tipo uma lasanha de carne com camadas de uma espécie de pão bem fininho. Pato (sim, eu comi pato), macarrão com frango e pão.

Capturar2

Doces: é tudo bem doce mesmo melado de verdade, mas é bom. Não sei o nome de tudo, só sei que é bom. Ah, além desses, o sorvete de massa deles também é bom.

Capturar3

O meu favorito de toda a viagem: shawarma, é um treco de peito de frango misturado com algo tipo metade maionese metade requeijão enrolado num pão… gente, dá pra comer isso o dia inteiro. É muito bom.

Deixe um comentário

