Cruzeiro no rio Nilo

Um dos passeios que escolhi foi fazer o trajeto entre as cidades de Aswan e Luxor pelo rio Nilo. Entre o Cairo e Aswan são cerca de 1000 km. Eu podia ter escolhido fazer isso de avião, mas preferi trem. Eu não gosto do clima dos aeroportos, não gosto da decolagem, da descida, das pessoas respirando o mesmo ar, me irrita… tudo bem, seriam só 40 min. de avião, mas não rola. Sempre que eu tiver alternativa vou escolher a alternativa, ainda mais sendo os preços parecidos.

A opção de trem que peguei foi uma viagem durante a noite, com uma cabine só para mim, com direito a cama, pia, espelho, tomada, tudo privativo com jantar e café da manhã inclusos. Foi o sono mais confortável que tive na viagem. O interior do trem era bem limpo e as pessoas eram bastante prestativas, não tive o menor problema depois que já estava no trem. O problema foi chegar lá.

Pensamos que era para sair de uma estação, mas era de outra. Aí saímos correndo para chegar a tempo na outra. O trem saía às 21h30 e conseguimos chegar lá às 21h15 graças às habilidades de super motorista de um dos meus amigos. Porééém, o trem só chegou na estação às 22h. Que jeito, me explica? Eu já sabia que pontualidade não era lá essas coisas, mas atrasar o trem é sacanagem. A partida aconteceu por volta de 22h10. A previsão de chegada em Aswan era para as 10h da manhã do outro dia, mas sabe que horas cheguei? 12h50. Que jeito, me explica?!

Chegando em Aswan meu guia turístico já estava me esperando para fazer check in no navio. Fiz o check in, almocei no navio mesmo e começamos as atividades. Ele ficou comigo o tempo todo, até mesmo dentro do navio no trajeto inteiro. Em quartos separados, obviamente. Legal isso, né? Ele foi bastante atencioso e conseguia passar bastante informação sobre tudo o que eu perguntava. Gostei da experiência. Nós conversávamos em inglês, mas no navio era possível ouvir os guias conversando em diversos idiomas com grupos distintos. Então não falar inglês não é desculpa, dá para achar alguém que fale o seu idioma sem problemas.

Sobre o cruzeiro… o quarto não era muito limpo, muito menos o banheiro. O trem era muito mais limpo, sinceramente. O lençol da cama tinha pelos alheios e nunca estava reto/passado, estava meio jogado, não gostei disso. Tirando essa questão foi um passeio muito agradável, vale a pena fazer. Mas, como todo episódio tem uma treta, esse não poderia ser diferente.

Em um dos passeios eu estava em um barco só para mim (eu, o guia e o rapaz do barco). Teve uma leve colisão entre o meu barco e outro barco por culpa do outro barco. Sabe o que o rapaz do meu barco fez? Simplesmente saiu num movimento andando-correndo-pulando para o outro barco e lascou o braço no outro rapaz. Aí começou o furdunço. Juro, juntou uns 10 nego pra apartar a treta. Quem ganhou? O cara do meu barco. Encontramos o outro rapaz na saída com um band-aid no rosto.

O passeio ao todo durou 3 noites no cruzeiro, 4 dias nas cidades entre Aswan-Luxor e 2 noites do trem.

Uma das atividades que eu mais gostei foi o passeio de Falouka, que é um tipo de barco sem motor algum conduzido por duas pessoas. O menininho fez até chá pra mim, foi super agradável ver o pôr do sol desse jeito. Adorei mesmo.

DSC03944

Deixe um comentário

