Cameroon

Agora no mês de março vai ter um monte de coisa acontecendo em Houston sobre a língua francesa, ainda não descobri o motivo. Por causa disso, o college organizou uma série de documentários sobre os países que falam francês, tudo de graça.

O primeiro filme foi exibido na terça-feira e falava sobre o país de Camarões. Eu fui assistir e com certeza vou assistir aos outros filmes também.

Como quem está organizando tudo isso é o meu professor de francês, ele convidou uma amiga dele que é de lá desse país aí para conversar com a gente antes do filme começar. Tinha umas 5 pessoas na sala só 😛 mas foi muito legal. Isso foi o que ela contou pra gente:

Quando alguém morre, a família do morto tem que alimentar todo mundo que entrar na casa. A moça disse que o número de pessoas por dia é cerca de 100. Pois é, tem que dar comida pra todo mundo.

Muitas pessoas não sabem o que é eletricidade e nem vaso sanitário. Quando um primo dela viu uma privada pela primeira vez, ele começou a beber a água porque pensou que era uma fonte ou algo parecido.

Se você é convidado para uma festa, não importa o dia da semana e nem a formalidade do negócio, os convidados só chegam umas 4h depois. Se no convite mostra as 20h, o primeiro convidado deve chegar por volta de 23:45. Ela disse que uma vez ela foi convidada para um casamento que era para começar as 19h, deu meia noite e a noiva ainda não tinha aprecido. Mew, quando ela disse isso, eu pensei que atraso no Brasil não é nada se for comparar, né?

Ela disse que aqui o povo come demais. Lá eles não podem comer muito, dá muito trabalho. Tudo o que é plantado na terra deles tem que ser esfregado com esponja e só depois cozinha por um tempão. Se eles não fizerem isso com qualquer coisa (repolho, batata, cenoura, mandioca…), eles vão morrer de envenenamento. A terra deles é super seca e tem uma química cabulosa, por isso é como se todos os alimentos fossem contaminados com essa química e são duas vezes mais duros do que o comum. Bizarro, né?

Justo naquele dia eu estava super rouca e não consegui fazer pergunta nenhuma pra ela, mas na última exibição de filme eu pergunto.

Anúncios

4 Comentários (+adicionar seu?)

  1. Luciana Monteiro
    mar 05, 2010 @ 05:15:22

    Que lugar estranho este heim!

    Se ele vão falar dos países que falam francês, provavelmente vão falar do Canadá também, depois você me conta.

    Responder

  2. Nilson
    mar 05, 2010 @ 06:30:48

    Meu…a África realmente é um continente que te faz esquecer que Deus existe.

    Responder

  3. Edilson
    mar 05, 2010 @ 08:30:56

    Querida Nic:

    O mais bacana é a possibilidade de conhecer novas culturas,novos pontos de vista e outras percepções deste enorme e globalizado praneta Terra…rs
    Obs: Agora tomar água do vaso sanitário, deve ser uma experiência bizarra…hahahahaha
    Bjão e lindo fim de semana.

    Responder

  4. Gabriela
    mar 05, 2010 @ 10:49:05

    Ainda bem que eu sou brasileira! rsrs

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: