George Observatory

Depois do almoço perfeito, fomos para o observatório.

Quando a moça fez o convite, ela perguntou quando nós queríamos ir para lá e ninguém respondeu nada. Depois de 2 semanas com o convite em aberto, eu fiquei p da vida e mandei uma data. Escolhi ontem, porque era lua cheia. Beleza, todo mundo gostou da ideia e fomos ontem mesmo.

O observatório fica no meio do nada, num lugar bem alto. Demoramos umas 2h para chegar lá. Paisagem durante o trajeto: vacas, mato, cabras, mato, árvores muito loucas, mato, pássaros gigantes, mato, zero poste de luz na rua, mato, pântano, pântano, sinal  de “atenção com crianças e animais pequenos – jacaré na área”. Finalmente chegamos e já estava aquele friozinho.

Ontem também estava tendo uma apresentação especial da Nasa. O anúncio dizia que eles te levavam para uma experiência na lua, 10 mangos pra entrar. Beleza. O observatório abre as 17h, chegamos lá as 17h10 e compramos os ingressos. Daí tinha que comprar ingresso para colocar o olho no telescópio gigante. Beleza, paguei. Fomos para a área dos observatórios, tinha 2 “pequenos” e o grandão no meio.

Ficamos lá boiando, povo tirando foto de tudo e a gente ia tirar uma foto em grupo. Chegou um cara e se ofereceu para tirar a foto. Nisso só tinha uma máquina a vista. Quando ele disse que era voluntário para as fotos, mais 5 máquinas surgiram e a cara dele foi muito engraçada. Daí os egípcios começaram a conversar em árabe e o cara da foto olhou pra eles e começou a falar em árabe também. Aí foi aquela merda maravilhosa. O bom disso tudo é que a gente foi descobrir que o cara era quem controlava o telescópio grandão e ele disse que daria um “tour” especial pra gente quando todo mundo fosse embora (depois das 22h30). Beleza, as bibliotecárias ficaram felizes, porque elas não tinham conseguido ingresso para olhar no telescópio.

Para passar o tempo, fui andar no meio do mato junto com o resto do povo. Daí fomos de novo para o observatório pequeno e ouvi uma menininha falando “nesse aqui, mãe”. Mew, brasileiro é uma praga, né? Eu tava no meio do nada, numa noite fria do cão e lá estava uma família de brasileiros. Conversei um pouco com a moça e eles já moram aqui há 10 anos.

Chegou o horário de ir para a simulação da lua. Quando chegou a hora de entrar na “nave” a moça chamou meu nome e disse que eu ia cuidar dos dados. Eu fiquei com aquela cara de bunda, né. Não entendi nada. Daí a Ebony olhou pra minha cara e disse que ela tinha me colocado nos dados, porque eu tinha ido no banheiro enquanto eles compravam os ingressos. Ahhh, belezinha ela, né. Só então eu descobri que cada pessoa na nave era responsável por uma coisa.

Chegamos lá e era uma simulação de tripulação dentro de uma foguete que sai da Terra e chega na Lua. Cara, foi uma das coisas mais estressantes que eu fiz na minha vida! Todo mundo (20 pessoas) tinha que me passar coordenadas em um post it e eu tinha que colocar no computador, com o nome do time que tinha me passado, para que os dados chegassem em Houston. Se eu soubesse que o negócio ia ser tão estressante, eu não teria pago 10 mangos pra isso!! Inferno.

Beleza. Fui para o telescópio grande, porque tinha chegado a hora do nosso grupo. Mew, não tem nada de espetacular nessas coisas. Vi a superfície da lua com os buraquinhos, vi Saturno com os anéis e a lua do lado, vi Marte e Vênus. É mais bonito ver tudo isso em foto de revista do que lá ao vivo.

Chegamos em casa a 1h da manhã. Estava um frio do cão e eu só ganhei nisso tudo a oportunidade de ficar gripada. Só ranho o domingo todo. Inferno.

Esse negócio branco aí do lado direito é o telescópio grandão. O ponto de luz amarela é a lua.

Esse é o caminho para chegar no telescópio. Tá vendo esses coisos vermelhos? Eles mostram algumas informações sobre planetas e estrelas. Quando eu vi de longe, me vez lembrar um cemitério bem macabro óh. Ah, descobri também que eles usam a luz vermelha, porque isso não afeta a visão durante a noite, daí você enxerga mais estrelas. Legal, né?

Anúncios

1 comentário (+adicionar seu?)

  1. Luciana Monteiro
    mar 01, 2010 @ 05:43:33

    Eu gostei do passeio, acho interessante essas coisas!

    Já fui no planetário no RJ, mas não tinha telescópio grandão!!

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: