Caligrafia

Ainda na Superinteressante, página 112.

Um estudo diz que somente 15% dos estudantes americanos usam letra cursiva (letra de mão) e que o resto só usa letra de forma.

E não é que é verdade mesmo?! Esse é um assunto que eu nunca lembro de escrever aqui.

Eu sempre olho nos cadernos das pessoas que sentam próximas a mim durante as aulas. Nas primeiras semanas de aula, eu pensei que era perseguição minha ou coisa da minha cabeça, mas é impressionante a semelhança entre a letra desse povo. Todos eles usam somente letras de forma, sem diferenciar maiúscula de minúscula e tudo é muito garrafal. A letra deles ocupa a linha toda, então você não vê muito espaço em branco entre uma linha e outra. Lembram do letreiro? Parece que é escrito com letreiro!

Os alunos que tem a letra diferente não foram educados nos EUA, são alunos internacionais ou que moram aqui há pouco tempo. Quando eles veem a minha letra acham uma coisa meio que do outro mundo. Várias pessoas já perguntaram como eu faço para escrever do jeito que eu escrevo. Parece que isso não é ensinado para as crianças aqui. Eu não sei como é a alfabetização deles, mas é bem diferente da qual eu tive.

Particularmente, prefiro letra de mão mesmo. É raro encontrar quem saiba escrever dessa forma hoje em dia, mas eu acho a forma das letras de caligrafia clássica, tipo de cartas de antigamente, muito mais bonitas do que as de hoje.

3 Comentários (+adicionar seu?)

  1. mamãe
    out 22, 2009 @ 10:15:57

    É mesmo! nos filmes a gente só vê eles escrevendo em letra de fôrma

    Responder

  2. Tais
    out 22, 2009 @ 16:40:37

    Sempre imagino americanos escrevendo com letra de forma e europeus com letra de mão, mais tradicional, eu acho…

    Responder

  3. Luciana Monteiro
    out 27, 2009 @ 04:42:21

    Eu também acho muito bonitas as letras de antigamente!

    Eu escrevo em “letra de mão”, mas minha letra é horrivel!!!
    Prefiro digitar, a letra fica mais bonita e se eu não gostar posso mudar!! rsrsrs

    Responder

Deixe um comentário

