Recursos Humanos

Na minha aula de Business Ethics de quinta-feira a professora levou uma moça que é gerente de RH de uma empresa de grande porte aqui. Ela apresentou umas questões éticas bem interessantes e eu não me aguentei e perguntei sobre pesquisar dados na internet dos candidatos a uma vaga.

Ela disse que a maioria das empresas aqui fazem isso. Elas colocam o nome da pessoa no Google, procuram no Facebook, no My Space e em um outro lugar que eu esqueci o nome. Eles dizem que fazem isso, porque conseguem saber realmente como é a personalidade do candidato.

Ou seja, as empresas no Brasil que fazem isso só estão seguindo o povo daqui. Não concordo com isso e não acho nem um pouco ético o que as empresas fazem.

3 Comentários (+adicionar seu?)

  1. Tais
    set 26, 2009 @ 15:41:56

    A não ser que a pessoa tenha um perfil num desses lugares específico pro meio profissional, acho que é de valia pra empresa. Sei lá… Um Lattes da vida.

    Responder

  2. Luciana Monteiro
    set 27, 2009 @ 14:30:20

    Eu não vejo problema algum as empresas procurarem o perfil do candidato no orkut, facebook, ou em qualquer outro lugar na net, mesmo porque tudo que que colocamos neste perfil é público, é pra todo mundo ver, então pq a empresa não pode ver o que todo mundo pode?
    Creio que a pessoa que se candidata a vagas de emprego deve adequar seu perfil ao profissional que é, aí o problema é resolvido.
    Quanto mais colocamos sobre nossa vida na intenet, mais oportunidade os outros (seja quem forem) tem de saberem sobre nós.

    Responder

  3. VIVIAN
    dez 28, 2009 @ 04:50:57

    Acho que simplesmente estão misturando o pessoal com o profissional. Sinceramente eu não gostaria de contratar uma pessoa que seria igual dentro da minha empresa como em casa! Vai que a pessoa se estressa com qualquer coisa, ou seja, problemas pessoais e profissionais irão se misturar!
    Acho que isso é uma faca de dois gumes, do jeito que esse povo ai é neurótico com terrorismo, estudante matando estudante e etc, pode até servir, não que isso vá distinguir se uma pessoa é melhor que a outra profissionalmente pela sua vida social.

    Responder

Deixe um comentário

